Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Primeiro trem ligando China e Irã revitaliza a antiga Rota da Seda



O primeiro trem de cargas ligando a China e o Irã chegou nesta segunda-feira (15/02) a Teerã, estabelecendo um marco no processo de revitalização da antiga Rota da Seda e abrindo um novo capítulo na história de cooperação ganha-ganha entre a China e o país persa.

O trem, conhecido como trem da rota da seda, percorreu uma distância de mais de 10 mil quilômetros e atravessou o Cazaquistão e Turcomenistão antes de chegar ao Irã. O trem partiu no dia 28 de janeiro da cidade de Yiwu, na província chinesa de Zhejiang.

“O trem foi uma importante iniciativa dentro do processo de revitalização do Cinturão Econômico da Rota da Seda. Ele percorre cerca de 700 quilômetros por dia,” disse o vice-ministro Mohsen na cerimônia de chegada da locomotiva ao país.

O embaixador da China em Teerã, Pang Sen, disse que, como um dos projetos concretizados depois da visita do presidente Xi Jinping ao Irã, o trem de carga vai desempenhar um importante papel na construção da iniciativa “Um Cinturão e Uma Rota”.


O embaixador salientou que a estrada de ferro Yiwu-Teerã fornece aos dois países um meio de transporte de cargas rápido e eficiente, e que os países ao longo da linha de ferro vão expandir suas capacidades ferroviárias para melhorar seus sistemas de transportes.

Fonte: Diário do Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário