Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 5 de março de 2018

Japão: Onde a tradição se encontra com o futuro


Cultura tradicional Japonesa

Maiko 舞子 / Gueixa 芸者


As maikos e gueixas (cortesãs japonesas) estão intrinsecamente ligadas à história e cultura tradicional do Japão. Sua maquiagem peculiar, seus lábios vermelhos em forma de coração e sua pele branca carregam mistérios que até hoje fascinam muitas pessoas ao redor do mundo. Sua postura é elegante, passiva e recatada, mas ao mesmo tempo sedutora.
Resultado de imagem para maikos
Maiko é a aprendiz de gueixa, cujo treinamento começa a partir dos 16 anos. Até se tornar gueixa, leva-se em torno de 5 anos, onde ela terá um treinamento duro para aprender as etiquetas sociais e ganhar habilidades artísticas de música, canto e dança. Seus trajes são diferentes das gueixas e geikos. Além de usarem quimonos com cores mais vivas, o colarinho geralmente é vermelho, enquanto que as gueixas usam cores claras e colarinho branco.

O Japão Moderno e Contemporâneo

Shibuya 渋谷区

Resultado de imagem para shibuya tokyo

Shibuya, um dos bairros centrais de Tóquio é conhecido por ser uma grande referência cultural e tecnológica. Palco de movimentos culturais desde 1970, Shibuya está totalmente imerso na música, moda de rua, além de muitas atrações voltadas especialmente aos mais jovens.
Resultado de imagem para cruzamento em shibuya
Em Shibuya também está o cruzamento transversal mais famoso do Japão, onde cerca de 500.000 pedestres atravessam diariamente. Nas horas de pico, cerca de 3.000 pessoas atravessam o cruzamento simultaneamente. É nesse bairro que também se encontra a famosa estátua de Hachiko, o cão fiel que inspirou o filme americano “Pra sempre ao seu lado”.
Resultado de imagem para estátua de Hachiko

Natureza do Japão

Floresta de Bambu, em Kyoto

Resultado de imagem para Floresta de Bambu, em Kyoto

Arashiyama está situada a cerca de 10 quilômetros a oeste de cidade de Kyoto. Além de uma beleza natural exuberante, nesta área encontra-se várias atrações gastronômicas, históricas e culturais, como restaurantes, templos e passeios de barco. Próximo dali, em uma área menos turística e mais rural, encontra-se a famosa floresta de bambu Sagano.
A floresta fica ao norte da ponte Togetsukyo e muitos turistas se deslocam até lá para fazer uma caminhada e apreciar a paisagem natural típica do Japão. O bambu tem uma grande importância para o país, não só pelo fato de ser usado na fabricação de muitos produtos como cestas e esteiras como também por representar sorte, força e resistência.Resultado de imagem para Floresta de Bambu, em Kyoto

Fonte: Japão em Foco



Nenhum comentário:

Postar um comentário