Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Viaje para a China - Shenzhen, a cidade mais rica e descontraída da China

Ver a imagem de origem
A cidade que tem espaço verde, folhagem tropical crescendo em edifícios e relativamente pouca poluição do ar

Em 1979, Shenzhen era apenas uma pacata vila com cerca de 30 mil habitantes que ficava em toda a fronteira de Hong Kong. Hoje, a cidade da província de Guangdong tem uma população com mais de 11 milhões de pessoas impulsionada por trabalhadores que fazem de tudo o que você possa imaginar. Esta cidade que foi designada como a primeira “Zona Econômica Especial da China”. Tudo porque o governo chinês transformou Shenzhen em um experimento para aumentar o capitalismo.

Shenzhen fica no sul da China
Não à toa a antiga pacata vila hoje é a cidade mais rica da China, com preços imobiliários que em 2016 superaram os da capital Beijing e de Shanghai. Um turista que chega à Shenzhen pela primeira vez se surpreende ao não encontrar fábricas cinzas, mas belíssimos museus, grandes mercados tecnológicos, cervejarias e bares elegantes.
Mercado de Hua Qiang Bei Shenzhen
Resultado de imagem para shenzhen city
É maravilhoso passear pelos quiosques sem fim dos shoppings de Huaqiangbei, onde os empresários de tecnologia, hackers e fabricantes se reúnem. Lá você encontra todos os componentes eletrônicos e aparelhos imagináveis, apresentados como muitas especiarias em um bazar.
Resultado de imagem para shoppings de Huaqiangbei
Imagem relacionada
Resultado de imagem para shoppings de Huaqiangbei
É importante destacar que o governo chinês está usando Shenzhen como uma vitrine para sua mudança de “Made in China” para “Designed in China” – um programa para colocar a China como um lugar que pode inventar, não apenas copiar e produzir em massa. Também para isto, foi inaugurado  o Design Society, um centro cultural de uso misto que hospeda exposições. Além disso serão abertas duas instituições independentes – uma dedicada à arte, a outra ao urbanismo – dentro de um espaço unificado.
Imagem relacionada

Aldeias na Cidade

Imagem relacionada

Existe também a Cidade Velha de Nantou, uma das centenas de “chengzhongcun” que estão entre as características mais distintivas de Shenzhen. São literalmente “aldeias na cidade”, bairros densos que são o que resta das comunidades de pesca e comunidades agrícolas originais que costumavam espalhar o campo. Eles são caracterizados pelo comércio eclético de rua, em becos estreitos e edifícios de baixa elevação. À noite, vendedores ambulantes vendem comida de rua a preços populares. 
Resultado de imagem para shenzhen city
Hotel 5 estrelas em Shenzhen

A cidade que tem espaço verde, folhagem tropical crescendo em edifícios e relativamente pouca poluição do ar abrigou recentemente o Shenzhen Fashion Week. Como Shenzhen possui praias (reais e feitas pelo homem), uma das apresentadoras do evento de moda disse que estava se sentindo em Miami.
Resultado de imagem para shenzhen city
Vale lembrar que o governo projetou Shenzhen, a cidade fica a quase 2.200km de distância da capital Beijing e essa distância torna a cidade mais descontraída. Não perca tempo e tenha experiências inesquecíveis em Shenzhen e em outras cidades da China. 
Resultado de imagem para shenzhen city
Colaboração de Rodrigo Luis da Winpoint Technology/fotos: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário