A fortuna de Zhou Qunfei é estimada em US$ 7,1 bilhões
Muitos milionários do mundo chegaram a essa condição recebendo heranças. Não é o caso de Zhou Qunfei, a mulher mais rica do mundo no ranking daqueles que conquistaram sua própria fortuna sem receber heranças, compilado pela revista norte-americana Forbes.
|
Aos 48 anos, Qunfei comanda um império que movimenta cifras bilionárias. Segundo as projeções de mercado, a fortuna deve continuar crescendo.
Caçula de uma família de três filhos, Zhou Qunfei nasceu em um povoado agrícola da província de Hunan, no sul da China. A infância não foi nada fácil: ela perdeu a mãe aos cinco anos de idade, e o pai ficou quase cego após um acidente de trabalho quando ela ainda era criança.
Ajudando na criação de porcos e patos numa granja, Qunfei teve de aprender a sobreviver em condições duríssimas. Aos 16 anos, deixou a escola para trabalhar em tempo integral.
"No período de rápido crescimento da China, o país estava cheio de oportunidades para empreendedores, inclusive mulheres", disse Qunfei ao jornal australiano The Australian Financial Review.
O Partido Comunista chinês nunca colocou obstáculos para as mulheres prosperarem quando o capitalismo começou a se disseminar na China, nos anos 1990, diz Yasheng.
Ao invés disso, o país estimulava a criação de novas empresas, e Qunfei tinha as melhores credenciais para comandar uma delas. Num momento simbólico, a empresária foi a anfitriã do presidente chinês Xi Jinping quando ele visitou a sede da companhia, recentemente.
Agora que a China se prepara para entrar na disputa tecnológica, Qunfei parece ser o tipo de empreendedor de que o país precisa para competir no mercado global.
Fonte: BBC Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário