Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Dados curiosos sobre a China

china_curiosidades

Dados Gerais sobre a China

Resultado de imagem para civilização chinesa1 – A China é considerada a maior civilização contínua, com alguns historiadores datando registros de 6000 a.c como o início da civilização chinesa. O país também possui a mais antiga linguagem escrita.



2 – A China é o 3º maior país em território (depois de Rússia e Canadá), com uma área de 9 596 961 km2. Faz fronteira com 14 países, e possui cerca de 5 mil ilhas ao longo de sua costa.



Resultado de imagem para civilização chinesa3 – Apesar do tamanho, toda a China está em um único fuso horário (UTC+8) por determinação do governo (ao contrário, seriam 5 fusos diferentes).



4 –  A população chinesa é a maior população do mundo, segundo dados da estimativa de 2015, possui um total de 1.372.470.000 habitantes (em 2º lugar vem a Índia, seguida dos Estados Unidos, da Indonésia e do Brasil em 5º lugar).



Resultado de imagem para civilização chinesa
5 – Existem diversos ramos da língua chinesa. Os principais grupos de dialetos são, por exemplo o Mandarim (oficial), o Cantonês (região de Cantão), Wu (região de Shanghai), Hakka (etnia Han), Xiang (região de Hunan) entre outros.




6 – A palavra “China” deriva de “Qin”, que foi a dinastia responsável pela unificação da China pela primeira vez, em 221 a.C. (Imperador Qin Shi Huang – primeiro imperador de Qin), dando início ao império mais duradouro, que duraria até o ano de 1912, quando foi estabelecida a República.



Resultado de imagem para civilização chinesa
7 – A maior construção do mundo é a Muralha da China. A Grande Muralha foi construída durante várias dinastias (início em 221 a.C, após a unificação da China pelo imperador Qin Shi Huang, sendo abandonada no século XV). Possui 21.196 km de extensão (incluindo todas as paredes já construídas, mesmo que não existam mais hoje).




Animais na China

Entre as curiosidades da China, podemos também citar as superstições chinesas e as crenças na sorte que alguns animais trazem.

Resultado de imagem para carpa na china
1 – A carpa é um símbolo de força e perseverança. As escamas e bigodes do peixe lembram um dragão, que é o maior símbolo de poder na China. Os peixes tem um papel muito importante na cultura chinesa pois as palavras “peixe” e “abundância” tem a mesma pronúncia (“Yu”).
Resultado de imagem para fenix na china
2 – O pássaro mais importante nas lendas chinesas é a fênix, que representa o poder feminino da imperatriz. As garças, pássaros graciosos, símbolo de vida longa, também são muito importantes nas lendas chinesas.

Resultado de imagem para dragão na china
3 – Enquanto na cultura ocidental ele é tipicamente visto como uma criatura má, o dragão na China está em 1º lugar entre os 4 grandes animais da mitologia chinesa, que inclui a fênix, o tigre, e a tartaruga. O dragão é normalmente associado com o imperador.


4 – O Panda é um animal nativo da China. 

Resultado de imagem para panda na china

Fonte: chinavistos.com.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário