Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Turismo em Beijing - Como se locomover em Beijing por transporte público

Beijing é uma das cidades mais extensas do mundo e, independentemente de onde você se hospedar, você vai precisar usar o transporte público para chegar nos diferentes pontos turísticos.



Beijing (3n) – Xian (2n) – Shanghai (2n)




Táxis em Pequim

Embora a certas horas e em determinados lugares seja quase impossível encontrar um livre, por Beijing circulam mais de 70.000 táxis as 24 horas do dia.

Os táxis de Beijing são uma forma rápida e econômica de chegar a qualquer lugar, sendo possível percorrer a cidade por muito pouco. 

Tarifas

O preço dos táxis em Beijing é realmente econômico, mas como as distâncias são grandes, o importe total pode ser maior do que se espera. Aqui você pode ver as tarifas:
  • Primeiros 3 quilômetros: 13 iuanes.
  • Custo por quilômetro adicional: 2,3 iuanes.
  • Cada 5 minutos de espera (circulação a menos de 12 km/hora): 2,3 iuanes.
  • A partir de 15 quilômetros de trajeto: o preço por quilômetro sobe 50%.
  • Suplemento entre 23:00 e 5:00 horas: suplemento de 20% por quilômetro.

Exemplos

Em relação aos táxis ilegais, em Beijing eles não abundam. O lugar mais frequente onde eles costumam estar é no aeroporto. Para evitá-los, você só deve ir à fila normal dos táxis e pegar um ali. Estão pintados e sinalizados corretamente.



Beijing (3n) – Shanghai (2n)

Conselhos imprescindíveis

Como 95% dos taxistas não sabem inglês, para chegar a qualquer destino o melhor é levar um mapa e mostrá-lo. Se você quiser ir a algum lugar que está perto de uma estação de metrô, costuma ser melhor pedir que te levem até essa estação e depois caminhar.
Também é fundamental pegar um cartão de visita do hotel assim que chegar. Nela está indicado o endereço em chinês e o número de telefone.
Quando chove, os táxis desaparecem e é impossível encontrar um livre, por isso, se você tiver que ir ao aeroporto ou outro lugar importante, planeje com antecedência.
Metrô de Pequim

Resultado de imagem para metro de beijing


Construído em sua maior parte no século XXI, o metrô de Beijing segue em crescimento e deve superar os 1.000 quilômetros de vias até 2020.










Linhas

A rede atual tem 19 linhas, a maioria construída a partir do ano 2000
Devido à expansão da cidade e ao grande número de habitantes, a rede de metrô vai seguir sua ampliação durante esta década, até chegar aos 1.000 quilômetros de via .

Horário e frequência

Embora o horário do metrô dependa de cada linha, o normal é que os trens circulem aproximadamente entre as 5:00 e as 23:00 horas.
A frequência entre trens depende da linha e da hora do dia. Na hora de pico, os trens passam quase seguidos, enquanto à noite a frequência é bem menor. O normal é ter que esperar mais de 5 minutos em uma estação.

Beijing (3n) – Xian (2n) – Chengdu (2n) – Shanghai (2n)

Tarifas

O preço do metrô de Pequim começa em 3 iuanes por trajeto e varia de acordo com a distância, podendo chegar a até 10 iuanes. É possível obter um pequeno desconto com o Yikatong Card.
Ônibus em Pequim

Os ônibus são o meio de transporte mais barato de Beijing. Como ponto negativo, é realmente complicado de utilizar se você não conhece as linhas antecipadamente.


Embora os ônibus sejam uma forma cômoda e barata de conhecer Beijing, é impossível entender as placas dos pontos e não há mapas indicativos, por isso pegar um ônibus é uma tarefa (quase) impossível.
Se você planeja usar os ônibus, o melhor é conhecer as linhas com antecedência. Você também pode se informar no hotel sobre as linhas que levam até os locais onde você deseja ir.

Beijing (3n) – Xian (2n) – Lhasa (3n) – Shanghai (2n)

Linhas

Atualmente há mais de 800 linhas e 25.000 ônibus circulando por Beijing. Segundo o número da linha, eles podem ser:
  • 1-140: Linhas que circulam no interior do terceiro anel da cidade (centro de Beijing).
  • 夜1-38: Linhas noturnas, circulam a partir das 23:00 horas.
  • 300-599: Conectam o centro com as zonas mais afastadas da cidade.
  • 801-988: Percorrem grandes distâncias, como, por exemplo, do centro até a Grande Muralha.

Horário e frequência

A maioria das linhas diurnas opera entre as 5:30 e as 23:00 horas. Algumas linhas menos importantes finalizam o serviço às 18:00 horas.

Tarifas

O preço dos ônibus em Beijing é de 2 iuanes para viagens de até 10 quilômetros. Depois disso, é cobrado 1 iuan para cada 5 quilômetros adicionais.
Se você tiver o cartão Yikatong Card, as tarifas têm um desconto de 50%.
Rickshaws em Pequim

O rickshaw é um meio de transporte tradicional chinês que hoje em dia se tornou uma atração turística. Essa palavra significa "carro puxado por homem".

Imagem relacionada

Embora fisicamente sejam iguais, em Beijing você poderá encontrar dois tipos de rickshaw: os que percorrem os hutongs e os que servem como meio de transporte.

Lhasa (3n) – Gyantse (1n) – Shigatse (1n) – Lhasa (1n) 

Tour pelos hutongs

Os rickshaws que percorrem os hutongs funcionam com pedais e são uma das melhores formas de percorrer esses lugares. O preço de um tour pelos hutongs de 50 minutos, é, como tudo, variável. No início, eles vão te pedir 400 ou 500 iuanes pelo trajeto, mas você poderá conseguir por 100 ou menos.
Você deve levar em conta que na maioria dos tours, eles tentarão parar em casas tradicionais ou outros lugares que você terá que pagar separadamente. Você decide onde quer entrar e onde não.

Imagem relacionadaRickshaws de transporte

Esses rickshaws são elétricos e constituem uma alternativa aos táxis, embora não costumem fazer longos percursos. O preço que você deverá pagar por um trajeto é similar ao que custaria um táxi.
Yikatong Card

Ver a imagem de origemO Yikatong Card é um cartão recarregável que serve como sistema de pagamento eletrônico para os meios de transportes de Pequim, como para os táxis e algumas lojas da cidade.

Preços

Para adquirir o cartão é necessário pagar um depósito de 20RMB que será reembolsado se você devolver o cartão quando deixe de usá-lo.

Onde comprar?

É possível comprar o cartão em todas as estações de metrô, além de alguns pontos de ônibus e alguns supermercados e agências de correio.

Zhangjiajie (3n) – Povoado Fenghuang (1n)

É só vantagens

  • O preço das passagens de transporte é um pouco mais baixo do que se você pagar em dinheiro.
  • Não é necessário levar um monte de moedas para pagar nos meios de transporte.
  • É possível carregar o valor que você precisar em qualquer momento.
  • O dinheiro carregado que não for utilizado é devolvido com o retorno do cartão.
Fonte: tudosobrepequim.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário