Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Shenzhen - O Vale do Silício de Hardware na China

Resultado de imagem para Shenzhen

Se, no passado, a China era vista como o país especializado em apenas “copiar” grandes empresas estrangeiras, hoje em dia, essa ideia não podia estar mais ultrapassada. E em meio a esse boom de inovação tecnológica chinesa, Shenzhen se consagrou como o principal pólo produtor mundial quando o quesito é tecnologia e hardware. Mas como a cidade chinesa se transformou em um exemplo de sucesso tão grande? Entenda os motivos que levam Shenzhen a ser considerada como o centro mundial dos avanços tecnológicos do futuro!

shenzhen

Shenzhen ainda é uma cidade que coloca poucos limites para a liberdade de deslocamento, imposições mais brandas no quesito de contratação de empregados e não faz discriminações com pessoas que vêm de fora – as pessoas são consideradas a fonte principal do sucesso da cidade chinesa em seu boom como pólo de inovação no país.

shenzhen
         Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento garantem a inovação em Shenzhen

A Cidade da Inovação


shenzhen
Até mesmo o aeroporto de Shenzhen tem uma arquitetura futurista
A onda de prosperidade econômica, principalmente entre os jovens chineses, pareceu incentivar uma maior ousadia dessas novas mentes. Se, em 2000 apenas 4% da população da China pertencia à classe média, 12 anos depois, essa fatia já representava dois terços dos chineses. Criou-se uma grande leva de profissionais empreendedores, que gostavam de arriscar e que passeiam no campo da inovação tecnológica. Era hora de começar a investir em ideias inéditas. Além dessa característica progressista, os visionários locais contavam ainda com certa vantagem: estavam em contato com as necessidades dos consumidores chineses e conheciam suas particularidades.

Resultado de imagem para Shenzhen

De onde vem o sucesso?

Ao contrário da capital Beijing, que abriga as universidades mais conceituadas do país, Shenzhen tem algumas instituições de ensino superior, mas não tão notáveis. Entretanto, a concentração de graduados é muito elevado: muitas pessoas saem de boas universidades em Beijing, por exemplo, para compor o intenso fluxo de mão de obra especializada em Shenzhen.

shenzhen

Os investimentos de Shenzhen na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) abocanham cerca de 4% do PIB da cidade, o dobro da quantia média registrada para a China continental. Em Nanshan, ainda, essa porcentagem chega a superar os 6%! E muito desse investimento é proveniente da iniciativa de empresas privadas. 

Especialistas afirmam que o valor médio que a China adiciona aos produtos exportados é de cerca de 76%, um valor não tão distante quando se compara à União Europeia, que somaria um aumento de 87%. O Banco Mundial conclui números bastante similares. Ou seja, já ficou bem no passado a ideia de que a China não é capaz de inovar e agregar valor em seus produtos.

O Vale do Silício de Hardware

Apontada como a principal fábrica de hardware do mundo, não é à toa que Shenzhen é conhecida através do apelido de Vale do Silício de Hardware – uma alusão à famosa região dos Estados Unidos, que é o lar das maiores empresas de tecnologia conhecidas.

shenzhen

Shenzhen é conhecida como a maior produtora de celulares do mundo. Em 2016, estimava-se que a cidade era responsável por produzir cerca de 1 bilhão de aparelhos a cada ano. Esse número se torna ainda mais impressionante quando se considera a estimativa total de celulares que seriam produzidos anualmente em todo o mundo : algo que gira em torno de 1,7 bilhão a 1,8 bilhão. Estima-se que somente Shenzhen apresenta aproximadamente 6.000 empresas relacionadas à produção de celulares e seus acessórios. 

shenzhen
Novo teclado apresentado em Shenzhen – o paraíso de Hardware
 Shenzhen é a capital mundial para os empreendedores: reúne o que há de mais inovador não só entre os chineses, mas entre as mentes provenientes dos mais variados países do mundo.

Fonte: chinalinktrading


Nenhum comentário:

Postar um comentário