Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Como locomover-se no Japão e usar metrô-trem em Tóquio

 

Resultado de imagem para shinkansen train
Shinkansen
No Japão as coisas são feitas para funcionarem perfeitamente. Em relação aos meios de transporte não poderia ser diferente.
Aliás, o transporte público pelo país é uma atração à parte. 

Tokyo Solo


Como se locomover em Tokyo é uma questão fundamental e bastante desafiadora para quem viaja para a capital japonesa. Usar o transporte público pode representar um enigma para quem a visita pela primeira vez.
Considerada um dos maiores centro financeiros do mundo, o sistema de transporte público de Tokyo é altamente desenvolvido, coberto por uma densa rede de linhas de trens, metrôs e ônibus. Cerca de uma dúzia de empresas diferentes operam os serviços, o que pode parecer um pouco estranho à primeira vista, mas na prática revela uma estrutura inigualável.
Para facilitar a vida de quem está de passagem pela metrópole, aqui está um guia prático que detalha as principais opções de locomoção em Tokyo e esclarece importantes dúvidas dos turistas. 

Transporte público em Tokyo


Como usar o transporte público em Tokyo


Ser capaz de se locomover com eficiência é essencial para desfrutar e otimizar seu tempo na capital japonesa, por isso é importante conhecer suas opções de transporte e entender seu funcionamento.
Até mesmo para conhecer os principais pontos turísticos de Tokyo é relevante usar o transporte público ideal para otimizar sua viagem ao Japão.
As longas distâncias tornam o deslocamento entre uma região e outra bastante demorado, especialmente por conta do intenso trânsito nas principais via da cidade.
Portanto, os ônibus, trens e metrôs urbanos são indispensáveis na rotina de quem mora e trabalha na cidade. Mas, não pense que você não irá andar bastante a pé.
Andar de ônibus em Tokyo
Andar a pé em Tokyo é inevitável.
Japão Tentações  -  7 dias / 6 noites
Tokyo (3n) – Kyoto (3n)

Caminhadas são inevitáveis, principalmente dentro de um mesmo distrito. Por falar em caminhada, conheça o mercado de peixe de Tsukiji em um passeio de 3 horas.
Extremamente limpo e bem conservado, o transporte público da cidade é conhecido mundialmente por sua pontualidade.
Quando um veículo atrasa, é emitido um aviso sonoro com pedido desculpas aos passageiros, que raramente precisam esperar mais do que alguns minutos para embarcar.
Metrô ou trem, de baixa ou alta velocidade, uma vasta rede de ônibus e até transportes aquáticos, além dos inúmeros táxis disponíveis pelas ruas. Vamos conhecer um pouco das opções de locomoção em Tokyo?

JR Yamanote

Como se locomover em Tokyo

Considerado o coração da rede ferroviária japonesa, o grupo JR é responsável por administrar a maioria dos serviços de transporte de passageiros entre cidades.
Isso inclui as linhas de alta velocidade, os shinkansen – popularmente conhecidos como trem-bala – e uma gama de serviços de interligação das vias, entre elas, a JR Yamanote, apontada como a mais proeminente linha de trens de Tokyo.
Mapa do transporte público de Tokyo
Operada pela JR East, a linha conecta os múltiplos centros dos distritos da capital de forma circular. São 29 estações que se conectam com outras linhas férreas e subterrâneas. Para se ter uma ideia, a estação Shibuya, por exemplo, se conecta com 8 linhas de empresas distintas.

Tokyo Metro e Toei Subways

Resultado de imagem para metro em tokyo


A rede de metrôs da cidade é operada pelas empresas Tokyo Metro, que conta com nove linhas, e a Toei Subways, com quatro linhas. Juntas, elas cobrem toda a área central, especialmente dentro do círculo Yamanote e ao redor de Ginza.

Cobertura das regiões metropolitanas

Como funciona o transporte público em Tokyo


Além da JR East e as empresas de metrô, outras companhias ferroviárias fazem a conexão entre a capital japonesa e seus distritos vizinhos, com linhas estabelecidas dentro das estações JR Yamanote. São elas:
  • Tokyu Railway: cobre a região sudoeste de Tokyo e Kanagawa;
  • Tobu Railway: cobre a região de Saitama, Tochigi e Nikko;
  • Seibu Railway: cobre a região de Tokyo Tama e Saitama;
  • Keio Railway: cobre a região de Tokyo Tama;
  • Odakyu Railway: cobre a região de Kanagawa e Hakone;
  • Keisei Railway: cobre a região de Chiba e o aeroporto de Narita;
  • Keikyu Railway: cobre a região de Kanagawa e o aeroporto de Haneda;
  • Tsukuba Express: conecta Akihabara à Tsukuba.

Tokyo Free Kippu

Transporte em Tokyo

Também conhecido como Tokyo Tour Ticket, ele dá acesso ilimitado a todas as linhas de metrô (Toei e Tokyo Metro) e trens JR na área central em um dia de calendário (ou seja, do primeiro ao último trem do dia), e em ônibus operados pela Toei. 

Ônibus em Tokyo 

Ônibus em Tokyo

Em Tokyo, os ônibus são utilizados como um meio de transporte secundário, complementando as redes de trem e metrô. Nas cidades com redes ferroviárias menos densas, como Kyoto, os ônibus são o principal meio de transporte público, assim como nas cidades menores e campestres.
Pontuais como os trens e metros, os ônibus que operam no centro da cidade cobram, em sua maioria, uma tarifa fixa de 210 yens para adultos e 110 yens para crianças. O passageiro embarca pela frente, próximo ao motorista, e efetua o pagamento direto na máquina, em dinheiro ou usando um cartão pré-pago Pasmo ou Suica.

Táxi em Tokyo

Taxi em Tokyo

Em geral, pegar um táxi no Japão sai caro, especialmente se considerarmos a quantidade de transportes públicos de qualidade disponíveis.
Fonte: queroviajarmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário