Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Shanghai sediará o Festival de Filmes Brasileiros de 2021

 Fonte: Diário do Povo Online    07.09.2021 14h30


Coorganizado pela Embaixada do Brasil na China e a Cinemateca Broadway, o 4º Festival de Filmes Brasileiros na China será inaugurado na próxima sexta-feira (10). O evento ocorrerá até o dia 17, se estendendo nos meses seguintes para outras regiões da China.

O foco da edição de 2021 do Festival de Filmes Brasileiros é mostrar ao público chinês a diversidade do Brasil e apresentará 10 filmes produzidos em várias regiões do país latino-americano.

Aos Olhos de Ernesto

O filme de abertura, “Aos Olhos de Ernesto” (2019), foi vencedor do prêmio da crítica no Festival Internacional de Cinema de São Paulo e indicado a outros importantes festivais internacionais.

“Aos Olhos de Ernesto” conta a história de Ernesto, um fotógrafo uruguaio de 78 anos residente no Sul do Brasil que enfrenta as limitações da velhice, como a solidão e a cegueira crescente. Quando Bia, uma jovem cuidadora de cachorros, invade sua vida, ele percebe que envelhecer pode significar rejuvenescer e que a vida e o amor são possíveis mesmo para quem já tem quase oitenta anos.

Este ano, o festival terá também dois documentários, “Amazônia Groove” (2018) e “Dom Salvador & Abolição” (2020), ambos relacionados à música, elemento de grande peso na cultura brasileira.

O filme “Amazônia Groove” (2018) mostra as belezas da região amazônica e a riqueza das tradições e ritmos dos seus habitantes locais.


Já o filme “Dom Salvador & Abolição” (2020) conta a história da origem do funk brasileiro no Rio de Janeiro através dos olhos de seu criador, o músico Dom Salvador, que tocou com os nomes mais importantes da Bossa Nova.

Três Verões

Filmes como “Três Verões” (2019) e “Curral” (2020) mostram, de modos distintos, como a corrupção acaba não só com o sistema de representação política, mas também com relações familiares e de amizade. O primeiro é uma comédia com enredo voltado para o oportunismo. Já o segundo é um drama que perpassa pelo período eleitoral, mostrando a população segmentada entre duas oligarquias políticas lutando pelo poder.

A seleção de filmes inclui também histórias de superação, como “João, o Maestro (2017) e “Maria do Caritó” (2020). O primeiro mostra as voltas e reviravoltas na vida de João Carlos Martins, um dos mais talentosos pianistas brasileiros do século XX, que sofreu um acidente no auge da carreira, mas insistiu em tocar piano apesar de todas as dificuldades que encontrou na vida. O segundo é sobre a história de Maria, uma mulher de meia idade que está desesperada para encontrar um marido e termina descobrindo a beleza e a força em ser responsável pela própria vida.

“Estamos verdadeiramente entusiasmados com a qualidade e a diversidade da seleção de filmes que estamos apresentando à audiência chinesa neste festival”, disse Paulo Estivallet, embaixador do Brasil na China, relembrando que o Brasil e a China assinaram um acordo de co-produção no cinema e negociam outro acordo para a televisão.

Segundo Larissa Costa, chefe da Seção Cultural da Embaixada do Brasil, o Festival de Cinema Brasileiro na China é essencial para aprimorar o intercâmbio entre brasileiros e chineses e “a edição deste ano permitirá à audiência chinesa conhecer mais da diversidade cultural do Brasil e os filmes de alta qualidade da temporada”, disse ela. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário